Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

As argumentações aqui apresentadas trata não somente de opinião particular, mas da experiência diária convivendo nas redes sociais em busca do melhor resultado para a área de marketing. Ante a critica pergunte se:

Por que eu preciso de um perfil em uma rede social ?

A resposta é simples: Gerar e vender conteúdo para um publico especifico. Afinal de conta, por que mais seria não é verdade ? Passamos o tempo todo na internet buscando informações dos mais variados assuntos. E as redes social entra para a história moderna como um canivete suíço, por agregar múltiplas funcionalidades e assim facilitar a vida de quem busca por informações e também para quem é trabalha com a criação de conteúdo digital.

Sempre tenho reafirmado que o Twitter é melhor que o Facebook e tenho bons motivos e argumentos para minha afirmação. É cada vez maior o numero de perfil abandonado no Facebook, o que gera uma negativa. para a criação de conteúdo.

Perfil abandonado nas redes sociais é como um funcionário estacionado no chão de fábrica. Um prejuízo certeiro. Tanto para a rede social,  como para os profissionais que trabalham com a criação de conteúdo, isso não é interessante de forma alguma.

Gera desconforto quando se trata da criação de conteúdo voltado para determinado  seguimentos específicos na rede social de maior adesão no mundo. Os resultados por produtividade estão ficando cada vez menor.

Twitter, a melhor alternativa social para gerenciamento de conteúdo
Twitter, a melhor alternativa social para gerenciamento de conteúdo

E tudo isso vem piorando com as grandes mudanças que o algoritmo do Facebook vem sofrendo com suas novas modificações ao longo dos anos, que tem tornado a Rede Social uma das tecnologias mais difíceis de usar para divulgar informações especificas para um publico especifico.

Já o Twitter ao contrário do que muitos pensavam, esta cada vez melhor e se mostra cada vez mais forte, principalmente por sua time line em tempo real e mais orgânica.

A dinâmica do Twitter nos dá múltiplas possibilidades de uso e maior controle sobre a criação e gerenciamento de conteúdo. Para quem é usuário passa a ter controle mais preciso com quem quer conversar e de onde tirar suas fontes de informação sobre os mais variados temas que são pertinentes a seus interesses.

  • Algorítimo diferenciado
    • O Facebook usa um algoritmo para filtrar conteúdos que aparecerá na time line, o Twitter não. Simplesmente entrega tudo o que escolhemos seguir sem alterar nossas escolhas pelo tipo de conteúdo que queremos ter. O Facebook ao contrário, escolhe por nós todo o conteúdo que vai nos entregar como se fosse um descaso. Esconde muitas informações relevantes ao nosso interesse.
  • Publicidade e conteúdo patrocinado
    • Está insuportável a quantidade de conteúdo patrocinado que o Facebook nos entrega misturado e ocupando muito espaço da nossa tela. O Twitter, mesmo tendo tweets patrocinados, a propaganda é bem pequena e menos invasiva e é distribuída aos poucos em nosso conteúdo.
  • Não precisa seguir parentes no Twitter
    • A rede social Facebook foi desenhada para você seguir  pessoas que seja relevante aos interesses da rede social, sem foco nas suas relações pessoais. Você escolhe seguir alguém pelo conteúdo e não por uma obrigação. É o caso de termos que aceitar seguir parentes e familiares, e até que isso não acontece, ficamos tendo que lidar com essa persistência da rede social em nosso perfil. O Twitter não fica recolhendo esse tipo de dados mais privado.
  • Melhor controle sobre o conteúdo.
    • No Twitter podemos cria filtros de controle de conteúdo, sem a interferência de inteligencia artificial que controla o que devemos ver ou não. O Facebook simplesmente escolhe quem seguir, baseado em interesses de temas e estilos de conteúdo acessado pela rede social. No Twitter podemos filtrar palavras, expressões ou assuntos que queremos ver na time line, ou mesmo usar esses recursos para só ver conteúdo específico.
  • Escolher exatamente em quem você confia
    • O algorítimo do Twitter não determina sua escolhas em quem seguir ou qual conteúdo é melhor para nós. Simplesmente temos toda a liberdade de escolher exatamente em quem confiar e temos com isso um melhor controle sobre a informação relevante para nos por mantermos atualizado somente com o que nos interessa.
  • Tempo real e cronológico
    • No Twitter tudo acontece em tempo real e de forma cronológica. O Facebook já não é mais assim. Abandonou a muito tempo a cronologia das publicações e não entrega o que está acontecendo em tempo real. Já virou rotina ficarmos perdidos com as atualizações que consideramos mais relevantes e em muitos casos acabamos por ver essas atualizações com dias de atraso. Mesmo que algo relevante aconteça agora, você não verá imediatamente esta atualização na sua time line. Com o Twitter acompanhamos em tempo real o que as pessoas estão debatendo e compartilhando no momento em que acontecem.
  • Expandindo o alcance de sua presença
    • No Twitter não é necessário seguir dezenas de pessoas para poder interagir com elas. Podemos interagir com elas sem precisar ser obrigados a adicionar em nossa lista confiável. Isso nos da uma maior liberdade de conhecer melhor com quem estamos lidando na rede social. Podemos criar filtros personalizados ao seguir alguém, e se esta pessoa estiver interagindo com outra pessoa, você pode entrar nas conversas, saber o que está acontecendo mesmo em outros círculos, expandindo o alcance de sua presença.
  • A objetividade com o conteúdo 
    • O foco principal do Facebook é a interação e as relações pessoais, no Twitter não. Você tem controle relevante não somente na interação entre quem quer seguir, mas também no conteúdo que julgar relevante a seus interesses. Difundir informação, debater, aprofundar sobre os assuntos tudo isso o Twitter nos permite melhor controle. A criação de conteúdo na time line tem predomínio com objetividade, pois há poucos caracteres para escrever, e ainda podemos adicionar imagens, vídeos e links.  Links? Tente adicionar links no Facebook e note como o sistema de inteligencia artificial do Facebook filtra e censura nossos links externos, limitando o alcance de qualquer postagem que leve nossos leitores para fora da rede (principalmente se for do Youtube. No Twitter isso não acontece.
  • Ferramenta mais eficiente
    •   Como já deixei claro, o Twitter é voltado para a criação de conteúdo, interação rápida e objetiva, e tem se mostrado ser uma ferramenta mais eficiente, simples e prática de se usar. As possibilidades são enormes dentro dos objetivas de quem produz conteúdo e também de quem deseja consumir conteúdo digital.
  • Alcance natural das publicações
    • Com algorítimos cada vez mais no controle dos conteúdos, o Facebook deixa de nos entregar conteúdos de nossos próprios interesses para entregar o que julga ser melhor para nos. Já não temos mais controle sobre a quem desejamos entregar nossos conteúdo. Todo este seguimento é controlado pelo Facebook. No Twitter, todo alcance é controlado por você e só depende da sua capacidade de gerar relevância entre seus interlocutores.

O Facebook ainda é uma poderosa ferramenta social, porem em decadência. A partir do momento em que uma tecnologia passa a ser usada para controlar sistemas ou pessoas de forma a interferir em seu processo natural, ela passa a criar conflitos desnecessário e com isso sua depreciação. Fato é que como desenvolvedores e como consumidores de tecnologias, sempre vamos querer ter o controle em nossas mãos.

Perda de controle sobre os dados

Não é de hoje que notamos a perda de controle de nossos dados em muitas redes sociais. O Facebook tem feito isso de forma mais agressiva e não tem nos dados alternativas melhores as que já estão em funcionamento na rede social. Em cima desta questão fica a necessidade de nós como desenvolvedores e consumidores de conteúdo analisar o que realmente desejamos de uma rede social.

Vale a pena todo o esforço na criação de conteúdo e não ter o controle sobre o mesmo ? Vale a pena usar uma rede social para o consumo de informação e não termos a liberdade de escolha sobre a informação ao qual desejamos?

Ao analisar do ponto de vista acima notamos que já não temos mais o controle sobre a informação que desejamos ter,  mas que estamos sob controle de um sistemas que julga entender o que é melhor para nos.

Abordagem final

Aos poucos as pessoas estão se cansando de modelos de redes sociais controladoras e esperam redes sociais mais especializadas, nas preferências dos consumidores e desenvolvedores. Uma rede social para cada tipo de demanda e necessidade se torna necessário. No inicio o Instagram foi um exemplo deste modelo de rede social que cresceu muito por oferecer maior liberdade ao usuário sobre o conteúdo. Mas isso antes da aquisição da rede social pelo Facebook.

Porem o Instagram já sofre com o novos algoritmo que privilegia certas imagens e esconde outras, abandonando o modelo cronológico seguindo a rede social Facebook. E isso sem contar a quantidade de publicações patrocinadas que já dominam a maior parte do conteúdo que vemos por lá. Claro, isso se justifica pois se trata de uma rede social pertencente ao  Facebook também, e segue o mesmo modelo do sistema implantado por eles.

Sempre digo e afirmo com naturalidade que o Twitter é um grande alimentador de conteúdo e você tem a liberdade de determina e ter o controle sobre o que quer ver.

Sendo assim o Twitter atualmente é sem sombra de duvidas a melhor alternativa para quem trabalha com a criação de conteúdo e para quem deseja consumir conteúdo.

Faça um teste você mesmo e note seus diferenciais. Em caso de duvidas ou como proceder na criação de conteúdo para redes social, entre em contato e terei o prazer em te ajudar na criação de conteúdo e assim gerar melhores resultados nas rede social

Publicado por Nildo

Com passagem por grandes empresas de tecnologia como desenvolvedor Full Stack, tem desenvolvido um trabalho diferenciado do mercado por trabalhar mais perto dos clientes e oferecendo tecnologias que realmente faça toda a diferença em agregar valor de mercado a seus negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat