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Você precisa de SEO? Uma abordagem referencial.

Você precisa de SEO?, é um questionamento que sempre faço ao prestar consultorias sobre o tema. Muitos donos de web sites, não entendem a importância de trabalhar a estrutura de SEO. Em consultorias sobre SEO, frequentemente ouço que o fato de estarem fazendo pagamento para o Google Adwords (ADS), já basta para ter resultados interessantes nas conversões de vendas.

Serviços de divulgações nas redes sociais é outra alegação que entra nessa etapa. Fato é que esse pensamento nada mais expressa uma limitação ou a falta de conhecimento adequado das tecnologias de buscas como o Google entre outros.

O que é SEO?

SEO é uma palavra formada do inglês para “Otimização do mecanismo de pesquisa” , e esta otimização engloba fatores diversos que faz com que um profissional qualificado seja o ideal para as atividades relacionadas.

Pesquise muito antes de trabalhar o SEO do seu site. Um SEO irresponsável pode causar danos irreparáveis ao posicionamento de seu Web Site. Muitos SEOs, consultores bem como agências podem oferecer serviços úteis para proprietários de Web Sites a saber:

  • análise do conteúdo ou da estrutura do seu site;
  • consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript;
  • desenvolvimento de conteúdo;
  • gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line;
  • pesquisa de palavras-chave;
  • treinamento de SEO;
  • experiência em regiões e mercados específicos.

Assista abaixo o vídeo sob a apresentação da especialista em SEO Maile Ohye do Google com dicas interessantes de como contratar um SEO. É interessante assistir este vídeo pois condiz com respostas as dúvidas mais frequentes sobre o tema.

Maile Ohye do Google compartilha seu conselho para a contratação de um SEO (Search Engine Optimizer) para melhorar a experiência do usuário em seu site.

Como escolher um SEO

No video acima foram destacados alguns pontos interessantes a saber:

  • Você pode me mostrar exemplos de trabalhos anteriores e compartilhar algumas histórias de sucesso?
  • Você segue as Diretrizes do Google para webmasters?
  • Você oferece algum serviço ou orientação de marketing para complementar seu negócio de pesquisa orgânica?
  • Que tipo de resultados você espera ver e em que período de tempo? Como você mede seu sucesso?
  • Qual é sua experiência no meu setor?
  • Qual é sua experiência a nível nacional e na minha cidade?
  • Qual é sua experiência no desenvolvimento de sites internacionais?
  • Quais são suas técnicas mais importantes de SEO?
  • Há quanto tempo você está no mercado?
  • Como me comunicarei com você? Você me informará sobre todas as alterações feitas no meu site e fornecerá informações detalhadas sobre suas recomendações e a lógica por trás delas?
  • Veja se o SEO está interessado em você e na sua empresa. Se não estiverem interessados, encontre alguém que esteja. Seu SEO deve fazer perguntas como:
  • O que torna seu negócio ou serviço exclusivo e valioso para os clientes?
  • Quem são seus clientes?
  • Como sua empresa ganha dinheiro e como os resultados da pesquisa podem ajudar?
  • Quais outros canais de publicidade você usa?
  • Quem são seus concorrentes?

Anunciar no Google por exemplo, não terá nenhum efeito positivo na presença dos resultados de pesquisa. Não vai valer em nada fazer anúncios pagos em plataformas como a do Google, sem uma estrutura de SEO bem feita.

Um fato curioso que muitos donos de Web Sites nunca param para analisar, é que o Google entre outras empresas de pequisa na internet, não cobram para incluir ou indexar Web Sites nos resultados de pesquisa na internet.

Webstack.com.br

A indexação de Web Sites na internet, é totalmente gratuito. Nunca você será cobrado por estes serviços. É uma vantagem enorme se comparado ao modelo de mídia digital empregados pelos meios de comunicações como TV, jornal entre outros.

Claro que empresas como o Google tem seus espaços publicitários pagos. Serviços como estes, tem como objetivo aumentar as oportunidades de faturamento. Como toda empresa engajado no modelo capitalista, o objetivo é o lucro.

Desta forma, empresas como o Google entre outras visando a maximização dos lucros, reservam espaços publicitários pagos em seus serviços. Este modelo de negócio é lucrativo sim, para empresas que desejam aumentar suas vendas, bem como para consumidores que desejam satisfazer seus anseios de consumo.

Entendendo a classificação nas buscas do Google
Você precisa de SEO? Uma abordagem referencial.

Precauções antiéticos com práticas de SEO

É constante em consultorias prestadas notar o comportamento antiéticos de práticas de SEO por alguns donos de web sites e webmastes. Fazem uso de manipulação de URL’s de páginas, prática de marketing exageradamente agressivos, tentativas de manipular os resultados dos mecanismo de pesquisas só para citar alguns. Tais práticas geram ajustes negativos no posicionamento de web sites em empresas de busca como o Google.

Em analise constante em web sites, é comum essas práticas acima citados. Não façam uso dessas artimanhas. Essas técnicas não vão ajudar em nada nas melhorias do faturamento dos seus negócios.

Muitos aspectos devem ser considerados antes de implantar um serviço de SEO em web sites a saber:

  • Criação de domínios de fachadas
    • Domínios de fachadas encaminham usuários por meio de redirecionamentos fraudulentos. Fique atento e verifique se seu web site não esta fazendo uso desta técnica. Se isso acontece, o cliente esta pagando para criar o SEO de um site concorrente e não o seu próprio. Muito cuidado com links de terceiros em seu web sites.
  • Páginas de entradas
    • São páginas em web sites carregadas de palavras chaves. Muitos SEOs garantem que esta prática tornará seu web site relevante nas buscas da internet. Esta afirmação é falsa, é um golpe duro contra donos de web sites. Páginas carregadas com palavras chaves podem também conter links ocultos que direciona seus potenciais visitantes para o SEO e seus clientes. Essas técnicas se chama doorways dissipam.
  • Esquemas de links
    • É uma tática de compra de links de terceiros. Tem como objetivo aumentar a classificação em empresas de busca como o Google. Não é de hoje que empresas de busca na internet fazem uso do cruzamento de quantos links sua página referencia para outros sites com o objetivo de aumentar a nota de classificação. Porem esta técnica deve ser usada com cautela pois se seu site é referenciado por outro web site, deve se ter o total controle de como esta sendo feito isso. O mau uso pode resultar na remoção do seu site por empresas de busca na internet. Desta forma seu site sofrerá uma classificação negativa e com certeza vai cair no posicionamento ou mesmo podendo ser excluído das buscas.

Se estiver pensando em contratar os serviços de SEO, tenha a certeza de estar solicitando um profissional competente. Não espere por resultados positivos já de inicio, pois leva tempo e muita dedicação.

Cuidados a ser tomados

Tome cuidados com e-mail s de empresas de SEO e consultorias em geral. E-mail não solicitados podem ser sinal de fraude como o e-mail abaixo que de tempos em tempos tenho recebido.

“Prezado webstack.com.br,
Visitamos seu site e constatamos que você não aparece na maioria dos principais diretórios e mecanismos de pesquisa…”

Exemplo de mensagens de e-mail não solicitados

Nessa vida aprendi que ter ceticismo, é como um remédio em momento de dor. É preciso provar e comprovar os resultados esperados como prometidos. Porem, tenha a certeza que:

  • Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.
    • Tem SEOs que garante a classificação do seu web site com anúncios (pagos) ou sem pagar, com envio prioritário para o Google. Não existe envio prioritário em empresas de busca na internet, como o Google. No caso do Google você mesmo pode cadastrar seu web site neste link sem precisar pagar nada.
  • Segredos de SEO
    • É natural que profissionais especializados se diferenciei dos demais por prestar serviços de alta qualidade. Mas em alguns casos, alegam segredos que os ajudam a diferenciar os serviços de SEOs para seus clientes. Não deve existir segredos por trás do trabalho do profissional contratado de SEO. Tudo deve ser esclarecido de forma simples e objetiva como ele pretende alcança as metas estabelecidas com você.
  • Link de SEO
    • Você não deve ter um link de SEO pelo motivo que esta tática é inútil. No inicio da década de 2000 muitos donos de web sites eram enganados com estas técnicas. Sinceramente, por falta de entendimento destas técnicas, também ja fui enganado. Não afetam em nada a classificação de web sites em nenhuma empresa de busca na internet.
  • Pesquise o mercado
    • Encontrar um bom profissional de SEO no mercado é uma tarefa árdua. Seja empresas especializadas, profissionais liberais entre outros. Pesquise muito e sempre que possível, verificar suas referencias.
  • Resultados de pesquisas
    • Alguns SEOs prometem que você ocupará as primeiras posições nos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você aparecerá na seção de anúncios, e não nos resultados de pesquisa. Isso se e somente se, você estiver fazendo anúncios pagos. Muito cuidado com isso, pois o Google por exemplo não vendem posições de anúncios. Já deixei de forma clara que isso se conquista com a soma de vários fatores de um SEO bem feito nas páginas do seu web site.

Que outras coisas devo saber com a prática de SEO?

Pense bem comigo: A formação profissional é um fator de conhecimento e muita prática entre erros e acertos, correto? Um fato interessante entre as consultorias que presto, é que muitos donos de web sites esperam os resultados para ontem. Isso é o erro da falta de capacitação profissional.

Eu não acredito em milagres. Mas acredito que os resultados de um trabalho bem feito , estão longe de acontecer para ontem ou para amanhã. É um trabalho de médio a longo prazo.

Webstack.com.br

Sempre deixo bem claro a todos clientes em que tenho prestado serviços, que não vendo ilusões. Trabalho com os fatos baseados no profissionalismo impecável. O material aqui apresentado esta longe de ser uma lista completa para a melhor prática de SEO. Por isso estudo sempre e me atualizo. Estendo este convite a você também.

Outra informação importante é que milhares de visitas em um web site, não quer dizer que haverá milhares de vendas. É uma combinação de fatores de resultados, e entre esses fatores esta o chamado funil de vendas. Além de um funil de vendas bem trabalhado, outra questão que fica é a confiança na sua marca. Quantas vezes deixamos de comprar um produto e/ou serviços por não conhecer a marca. Leve isso em consideração, pois uma marca de confiança vendem muito mais. Trabalhar a imagem da sua marca junto aos seus usuários e clientes já conquistados, é uma forma de aumentar o faturamento.

Quando um web site não é tudo para a prática de SEO

Ter um web site é opcional. Isso mesmo, não é um web site ou loja virtual que vai te trazer vendas com o uso da internet. Hoje em dia temos as redes sociais por exemplo que podem ser usados para fazer capitações de vendas na internet. O web site é uma tecnologia profissional como qualquer outro meio de comunicação existente. Se bem trabalhado, o web site , pode gerar resultados interessantes para fortalecer a marca da empresa e consecutivamente o caixa da empresa.

Tenho conhecimento de empreendedores que vendem bem somente com o uso das redes sociais. Mas também conheço empreendedores que não conseguem vender nada nas redes sociais. Tudo isso esta relacionado ao profissionalismo individual de cada um. Não são segredos ocultos, mas conhecimento de causa bem aplicado de forma profissional.

Estes resultados esta diretamente ligado a como gerenciamos as informações sobre tecnologias e sua área de atuação. Seja um perfil nas redes sociais ou seu perfil representado por meio de um web site, gerenciar o SEO é o primeiro passo para o sucesso nos negócios.

Nas próximas publicações estarei dando enfase nas questões técnicas, sobre o que uma página precisa ter para ser aceitável de forma correta nas buscas. Será um total de 12 publicações somente sobre questões técnicas para publicações de páginas na internet. Nas demais publicações, estarei abordado questões de marketing

Portanto faça de seu interesse em alcançar os melhores resultados nas buscas na internet, sua segunda profissão. Mesmo que tenha contratado um profissional de SEO, some a isso seu interesse na área, e faça valer os seus esforços.

Referências

Google WebMaster . Canal de comunicação do Google para seus clientes.

Menos por mais: mantenha simples seu Web Site

Algo a pensar quando queremos que nosso web site envolva nossos clientes é que ele precisa de uma grande quantidade de fotos, vídeos, links de mídia social, chamadas para ações, cores, luzes piscantes e formulários em cada página, certo? Não chega nem perto.

Continue lendo “Menos por mais: mantenha simples seu Web Site”

Entendendo a classificação nas buscas do Google

Tenho recebido o contato de vários clientes questionando os motivos de seus sites despencarem tanto no ranking do Google. Muitos alegaram em conversas recentes, que seus sites nem mais aparecem nas buscas do Google. Notável de observação, é que alguns clientes mesmo pagando para anunciar seus sites no Google Ads, nem mesmo apareciam nas primeiras páginas de busca.
Um fator de questionamento é: O que mudou no modelo de classificação nas buscas do Google?

Continue lendo “Entendendo a classificação nas buscas do Google”

Atividades e desafios ao projetar um web site

Para melhorar o seu negócio e expandir os horizontes de seus empreendimentos, não basta ter apenas um web site. Você consegue imaginar quantas atividades e desafios esta envolvido em um projeto de um web site?

Continue lendo “Atividades e desafios ao projetar um web site”
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