Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Tenho recebido o contato de vários clientes questionando os motivos de seus sites despencarem tanto no ranking do Google. Muitos alegaram em conversas recentes, que seus sites nem mais aparecem nas buscas do Google. Notável de observação, é que alguns clientes mesmo pagando para anunciar seus sites no Google Ads, nem mesmo apareciam nas primeiras páginas de busca.
Um fator de questionamento é: O que mudou no modelo de classificação nas buscas do Google?

Duas situações em comum

Suponha dois proprietários de sites, Pedro e Thais. Pedro administra a empresa Pedro SA, e a Thais administra a ThaisCo. Determinado dia, enquanto observava o site do Pedro, Thais notou que o Pedro copiou algumas das palavras que ela usa em sua meta tag “palavras-chave”. Ainda mais interessante, Pedro adicionou a palavra chave “ThaisCo” às suas palavras chaves. Thais deveria estar preocupada?
Pelo menos para os resultados de pesquisa da web do Google atualmente, a resposta é não. O Google não usa mais palavras chaves para fazer a classificação de pesquisa na web desde (setembro de 2009). Porem, alguns questionamentos de interesse em comum a donos de web sites devem ser feitos a saber:

O Google usa palavras meta tag “keywords”, em sua classificação de pesquisa na web?

Em palavra chaves, não. O produto “Google Search”, é um serviço que rastreia documentos na web e cria um índice com informações sobre estes conteúdos. Claro que o “Google Search” tem a capacidade de combinar palavras chaves. Mas este serviço é um appliance da empresa que é completamente separado das pesquisas principal na web como a conhecemos.
Não são as palavras chaves digitadas no Google.com por centenas de milhares de pessoas que são usadas para classificar os sites. Essas palavras chaves não tem nenhum efeito na classificação dos sites na web.

Por que o Google não usa a meta tag de palavras-chave?

Cerca de duas décadas atrás, os mecanismos de pesquisa avaliavam as páginas somente a partir do conteúdo interno destas páginas. Mas ignoravam conteúdos “fora da página”, como os links que apontam para uma página externa na Web. Nesta época era comum donos de sites ou programadores inserirem palavras-chaves na codificação de suas páginas com valores irrelevante ao conteúdo publicado. Como a metatag de palavras-chave era tão frequentemente abusada, há muitos anos, o Google entre outras empresas de pesquisa online, começou a ignorar a metatag de palavras-chave.

O Google não usa as palavras-chave meta tag no ranking da web

Isso significa que o Google ignora todas as palavras de metatags?

Não, o Google suporta várias outras palavras de metatags. Na página do Google Developers contem informações relevantes sobre as palavras de metatags mais usadas. Por exemplo, o Google usa a metatag “descrição” para a combinação de trechos nos resultados de pesquisa, como mostra essa captura de tela:

metatag "descrição" - webstack.com.br
Exemplo de metatag “descrição

Mesmo que às vezes o Google use a metatag de descrição, para a combinação de trechos nos resultados de pesquisas, o mesmo não é usada para gerar a classificação de um conteúdo.

Isso significa que o Google sempre ignorará a meta tag de palavras-chave?

Fato é que o Google ignorou a meta tags de palavras-chaves durante anos. É possível que o Google use essa alternativa em um futuro, mas no momento a politica de trabalho do Google é não usar.

Então como melhorar a classificação de um site?

Essa questão tem um fator até que um pouco complexa para ser abordado em um artigo somente. Logo mais estarei publicando um novo conteúdo que abrangerá esse tema. A boa classificação de um site passa por fatores variados que devem ser bem trabalhado por donos de sites com objetivos diversos entre eles:

  • Possibilidades de converter esses visitantes em potenciais clientes de seus produtos e/ou serviços.
  • O fortalecimento da marca esta entre os interesses em comuns de todo o empresariado.

Ao fazer analise de alguns sites, notei que muitos clientes sobrecarregavam as páginas de seus sites, com palavra chaves no meio do conteúdo em busca de melhores resultados nas buscas. Além de comprometer o bom visual das páginas, acabam gerando o aumento de rejeição por parte dos visitantes ao site. Essa rejeição gera um impacto negativo na classificação de seu site pelo Google.

Caso tenha interesse em receber mais informações sobre este ou outro tema, se escreva em nosso Feed de noticias e fique por dentro de novos conteúdos pertinentes ao seu interesse.

Publicado por Nildo

Com passagem por grandes empresas de tecnologia como desenvolvedor Full Stack, tem desenvolvido um trabalho diferenciado do mercado por trabalhar mais perto dos clientes e oferecendo tecnologias que realmente faça toda a diferença em agregar valor de mercado a seus negócios.

Participe da discussão

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat