Algo a pensar quando queremos que nosso web site envolva nossos clientes é que ele precisa de uma grande quantidade de fotos, vídeos, links de mídia social, chamadas para ações, cores, luzes piscantes e formulários em cada página, certo? Não chega nem perto.

Poderíamos citar alguns de vários fatores por trás de um web site bem sucedido para atrair visitantes e facilitar a conversão de vendas, mas manter seu web site o mais simples possível, é o principal fator de sucesso na internet.

Principais benefícios do design simples para um web site.

Poluição visual em Web Sites
Comentário sobre: Poluição visual em Web Sites

O mundo virtual segue praticamente as mesmas tendencias do mundo real para atrair novos negócios. Notamos uma grande poluição visual em web sites, blogs e lojas virtuais com o objetivo de atraírem vendas rápidas.

Fato é que tais estratégias vem criando um outro problema. Aos invés de potencializar novos clientes, tem afastado. E em casos mais graves de consumidores exigentes, deixa suas marcas para nunca mais voltarem aos seus empreendimentos virtuais.

Com este cenário real e virtual em mente, entende se que estão dando atenção de mais a publicidade exagerada e a geração de leads que muito pouco se oferecem em termos de qualidade em seus produtos.

Estão exagerando de mais em design e sofisticação para apresentarem empreendimentos ao consumidor final, e pouca atenção dada a qualidade dos produtos e/ou serviços prestados.

Tendo em vista meus anos de atividade com desenvolvimento de tecnologias para a internet, venha aqui ressaltar alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração ao pensar em ter um web site.

Fácil de navegar.

Sites simples são fáceis de navegar porque os visitantes sabem exatamente onde tudo está. Eles não precisam procurar links ou imaginar o que é clicável e o que não é. Tudo é simples.

Mensagem mais clara.

Um segundo benefício é que suas frases de chamariz são mais claras e mais visíveis. Os visitantes não precisam brigar pela desordem para descobrir sua proposta de valor. Ela está bem na frente deles.

Tempos de carregamento mais rápidos.

Praticamente falando, um site simples é mais rápido. Com um código simples e um mínimo de excesso de tecnologias, as páginas são carregadas mais rapidamente e os visitantes são menos propensos a abandonar seu site ao entrar.

Chaves para simplificar seu site

Chaves para simplificar seu site
Chaves para simplificar seu site

Destaquei três pontos principais acima como ponto estratégicos a ser levado em consideração ao pensar no seu web site. Desta forma, vamos encontrar algumas pontos interessantes de simplificar o design do web site para obter os resultados mais interessantes a saber:

Regra 80-20.

A regra 80-20 refere-se ao fato de que 20% do conteúdo do seu site oferece 80% de resultados positivos. Em outras palavras, ao se concentrar nos 20% que importam, você pode utilizar melhor seus recursos, aumentar as conversões de vendas e simplificar o design do seu site. Ao investir em testes A / B e na revisão de métricas, como taxas de rejeição vezes as taxas de conversão, você pode identificar o que são os seus 20 por cento e encontrar maneiras construtivas de maximizar os resultados esperados de seus investimentos.

Proposta de uma marca forte.

No mundo virtual é mais fácil propor uma marca forte ao consumidor final. Tenha em mente que ao criar um web site, você esta criando a representação de uma marca. Todo web site depende de um nome de registro (domínio), como representação de seu endereço eletrônico. Sendo assim, limite o esquema de cores das páginas de seu web site a duas ou três no máximo.

Dentro deste cenário encontrar um posicionamento confortável para incluir seu logotipo de maneira sutil, ajuda muito na identificação de sua marca. Os usuários devem poder gerar cliques entre as páginas internas e ainda se sentirem como se estivessem no mesmo site. Se eles acham que deixaram seu site para outro, você está fazendo um trabalho ruim para estabelecer a proposta de uma marca forte.

Elementos imuteis

Ao fazermos os testes A/B como descrito acima, notaremos rapidamente quando um elemento for inútil em nosso web site. Ao perceber que determinado elemento não está produzindo nenhum resultado, devemos eliminar sem mais demora. Elementos inúteis são distrações perigosas e incentivará nossos visitantes a se concentrarem em outros detalhes que não em nossa meta de gerar conversões de vendas.

Reduzir os números de páginas.

Perder tempo procurando uma página interna no web site é algo inaceitável. Se os usuários não conseguirem encontrar a página que estão procurando sem precisar clicar em um único menu, algo precisará ser alterado. Não é justo fazer os usuários transitarem entre varias páginas para somente depois de um período de tempo encontrarem as informações que desejam. Converter páginas semelhantes em uma única página é uma estrategia muito inteligente. Lembre do ditado popular: “Menos por mais”.

Empreendedorismo viável

A difusão de a pouco tempo do conceito de empreendedorismo viável é uma relação direta com o conceito do produto mínimo viável*. A relação produto x empreendedor passa pelo bom planejamento do que se deseja alcançar com sua marca em um mercado cada vez mais competitivo. Portanto temos de ter em mente a necessidade de trabalhar bem a ponto de conseguir simplificar a apresentação de nosso web site aos usuários. Com isto em mente, as chances de converter nossos visitantes em potenciais clientes é muito maior.

Na Web Stack, cada componente de um web site, web design, e o marketing na internet interage em uma sincronia constante . O resultado? Podemos ajudar nossos clientes a desenvolver campanhas e estratégias coesas que maximizam recursos e aumentam as conversões. Para obter mais informações sobre como podemos ajudar a melhorar sua presença na Internet, entre em contato hoje mesmo e permita nos simplificar os resultados finais dos seus negócios na internet.

Referências

Empreendedor viável: Livro Empreendedor Viável Pagina 29 – Tópico: O Produto Mínimo Viável X O empreendedor Mínimo Viável.

Imagem: Comentário sobre: Poluição visual em Web Sites: Researchgate

Publicado por Nildo

Com passagem por grandes empresas de tecnologia como desenvolvedor Full Stack, tem desenvolvido um trabalho diferenciado do mercado por trabalhar mais perto dos clientes e oferecendo tecnologias que realmente faça toda a diferença em agregar valor de mercado a seus negócios.

Participe da discussão

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat