Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Trabalhar a articulação do conteúdo de um post é cada vez mais desafiador nos dias de hoje. Os títulos têm de ser bem pensados ao ponto que desperte interesse nos leitores. O domínio das ideias do tema a que desejamos abordar leva tempo e dedicação para prepará-los.

Imediatamente, no tópico de hoje apresentarei ideias de como começar o processo de escrita para a criação de conteúdo para o seu blog ou site.

Processo de escrita

Frequentemente, o processo da escrita é para mim a parte mais divertida. Sei que para muitos não é bem assim, e por este motivo que estou abordando este assunto. Por outro lado, não são poucos os clientes que mencionam suas dificuldades no processo de transmitir suas ideias na forma escrita. Se o processo de preparação para escrever suas ideias esteja te atrapalhando, comece a analisar as questões apresentadas abaixo.

Iniciando o debate

Nada mais prático do que fazer uma lista de questionamentos que desejamos responder durante a abordagem do titulo. A principio, esta parte eu chamo de investigação. Sendo assim,, não fazer questionamentos muito critico, pois o objetivo é conhecer melhor o problema a ser descrito.

O que você quer transmitir?

Frequentemente quado nos apresentamos a alguém, já temos em mente qual a mensagem que queremos transmitir correto? Da mesma forma devemos definir qual a mensagem que queremos transmitir aos nossos leitores logo na introdução do nosso texto. Afinal, saber se apresentar é a melhor forma de reter a atenção de quem desejamos transmitir nossas ideias. Em suma, esta etapa defini o interesse do leitor no que temos a transmitir.

Quando as ideias estão vagas

Por outro lado, quando as ideias são vagas, sugiro começar a escrever palavras aleatórias com base nas ideias que desejamos transmitir. Brinque com as palavras de tal forma que como crianças venhamos a descobrir nisso uma diversão interessante. Nesta etapa acabamos por fazer descobertas de novos ideias que pode impulsionar nossa criatividade.

Articulação de um post

Alicerces bem fundados

Imediatamente, notamos nosso texto cheio de anotações, linhas com palavras aleatórias e tópicos/subtópicos que queríamos abordar entre outros fatores. Afinal, devemos peneirar o que é útil para a conclusão do nosso artigo e excluir o que não é interessante.

Em fim, questionar quais tópicos e subtópicos será abordado entre vários anotados na montagem da estrutura do conteúdo. A partir deste momento as ideias começam a ficar mais claras e ficara mais fácil de organizar as etapas seguintes.

Imediatamente devemos agrupar tópicos e subtópicos para colocar ordem de começo meio e fim na abordagem do tema principal do artigo. É nesta etapa que as dificuldades de ordem lógica na criação de conteúdo pode ser vencida. Nunca se esqueça que para cada tópico e/ou subtópico temos também os parágrafos.

Como estamos falando do alicerce para a organização das ideias do texto, imediatamente devemos passar a limpo os parágrafos com breves resumos. Logo depois acrescentar o que achar que esteja faltando com o objetivo de complementar as ideias e tornar las mais claras aos leitores.

A dança das teclas

A principio como as ideias estão bem organizadas em nossa mente, o próximo passo é “a dança das teclas”.

Posteriormente nesta fase, basta se entender com o seu teclado e começar por na prática as ideias aqui abordados. Imediatamente vamos acabar nos deparando com a fase da correção ortográfica. Inevitável não?

Em suma esta faze eu chamo de deleite. É o momento de lermos e relermos tudo o que escrevemos e corrigindo o que for preciso para deixar nosso texto bem apresentável.

Imediatamente vamos estar já cansados depois de tantas tentativas de chegar a excelência do conteúdo. Definitivamente uma pausa para um café ou um chá nos fará bem, para então voltarmos a revisar todo o conteúdo.

Publicado por Nildo

Com passagem por grandes empresas de tecnologia como desenvolvedor Full Stack, tem desenvolvido um trabalho diferenciado do mercado por trabalhar mais perto dos clientes e oferecendo tecnologias que realmente faça toda a diferença em agregar valor de mercado a seus negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat